Categories: Conselhos

Produção de melatonina no verão e luz solar

Agosto 1, 2024

Como a luz solar influencia a produção de melatonina?

O verão é uma estação de dias longos e ensolarados, e essa abundância de luz solar pode, portanto, ter um impacto significativo no nosso corpo, especialmente na produção de melatonina, a hormona responsável pelo sono. Neste artigo, vamos, primeiramente, explorar como a luz solar influencia a produção de melatonina e, em seguida, explicar quais os benefícios da exposição solar.

O Papel da Luz Solar

A luz solar é uma fonte natural de luz que afeta diretamente o nosso ritmo circadiano, o relógio biológico que regula os ciclos de sono e vigília. Manter esse relógio em sincronia requer que nos exponhamos à luz solar durante o dia. A luz solar aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que, além de promover sensações de bem-estar e felicidade, é convertido em melatonina à noite.

Quando a luz do ambiente diminui, como ao anoitecer, o nosso corpo aumenta a produção da hormona do sono e começa a baixar a temperatura, criando as condições ideais para adormecermos.

Com a luz do amanhecer, o nosso corpo experimenta uma mudança hormonal: a produção de melatonina e produção de cortisol, que no deixa mais alertas e prontos para um novo dia. Assim, a luz também nos faz sentir mais despertos.

O momento do dia em que nos expomos à luz afeta diretamente o nosso ritmo circadiano. A exposição à luz intensa no início do dia biológico (amanhecer) adianta o início do sono, comprimindo o dia biológico. É tão importante estarmos expostos à luz durante o dia quanto evitarmos luz à noite.

Melatonina: Hormona do Sono

A produção de melatonina, que depende da escuridão, é fundamental para o sono, fazendo da luz a grande vilã do descanso. Assim, quando a luz natural diminui no final da tarde, a retina deteta essa mudança e, consequentemente, sinaliza ao cérebro para iniciar a produção da melatonina. Esta hormona, por sua vez, aumenta a sonolência e facilita a transição entre estar acordado e a dormir. Além disso, ajuda a regular o ciclo de sono-vigília, sinalizando o corpo que é hora de descansar. Durante o verão, no entanto, a maior quantidade da luz solar pode atrasar a produção de melatonina, dificultando, portanto, a hora de adormecer para algumas pessoas.

3 Benefícios da Exposição Solar

A exposição diária à luz solar tem vários benefícios:

  • Aumento da serotonina: Mais luz solar significa maior produção de serotonina, o que pode melhorar o humor e a sensação de bem-estar.
  • Regulação do ritmo circadiano: A luz solar ajuda a manter o ritmo circadiano ajustado, facilitando assim,  a transição entre os ciclos de sono e vigília.
  • Melhoria da qualidade do sono: Um ritmo circadiano bem regulado pode levar a um sono mais profundo e reparador.

A luz solar no verão tem um papel vital na regulação do nosso ritmo circadiano e na produção de melatonina. Aproveitar os benefícios da luz natural pode melhorar não só o nosso humor e bem-estar, mas também a qualidade do nosso sono. Ao ajustar os hábitos de sono e respeitar os sinais do corpo, podemos garantir um descanso adequado, mesmo nos dias mais longos do ano.

Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.

Conselhos

Guia para escolher o seu edredão

por Daniela Costa

Como escolher o seu edredão? A escolha do edredão é fundamental para garantir uma boa noite de sono, pois influencia diretamente a temperatura corporal. Se...

1 mins

Quer dormir confortável?

Junte-se a nós e subscreva abaixo a nossa Newsletter ou comece por criar uma conta para saber todas as novidades sobre o sono.

Subscreva a nossa newsletter

Ao subscrever concorda com os Termos e Condições e Política de Privacidade da Colchões & Companhia. Também concorda em receber emails de publicidade com as nossas novidades e promoções. Poderá anular a subscrição em qualquer altura.