Como escolher o melhor colchão para si?
Março 8, 2024
Escolher o colchão ideal é fundamental para ter uma boa noite de sono, um dia com mais energia e também com mais bem-estar.
Certamente, já experienciou as consequências de dormir num colchão pouco confortável e adaptável às suas necessidades. Desta vez, não tem motivos para fazer a escolha errada, pois, neste artigo vamos elaborar um guia sobre como escolher um colchão para dormir bem.
Como escolher o melhor colchão?
Antes de escolher o melhor colchão para si, deve percorrer estes passos cuidadosamente.
Primeiro passo: saber que tipos de colchões existem
- Colchão de molas: Esta é a opção mais tradicional. Cada mola trabalha de forma independente, permitindo assim, a redução dos pontos de pressão. Para além disso, este tipo de colchão é muito respirável, permitindo uma melhor circulação de ar.
- Colchão Viscoelástica: Esta opção é excelente para quem tem problemas de costas, pois o seu material é adaptável, reduzindo os pontos de pressão nas zonas mais pesadas.
- Colchão de Látex: Este tipo de colchão é recomendado para quem tem camas articuladas, pois adapta-se perfeitamente aos contornos do corpo e oferece ao mesmo tempo um apoio firme. O látex é geralmente mais macio que os colchões de viscoelástica.
Segundo passo: verificar a firmeza
Existem colchões mais firmes e colchões menos firmes. Entende-se que os colchões de molas são os mais firmes e que os colchões menos firmes são os colchões de espuma, como por exemplo, viscoelástica e látex.
Terceiro passo: escolher o tamanho
Deve ter em conta se dorme sozinho ou acompanhado. Para além disso, deve considerar a altura de cada um, para que ambos possam descansar confortavelmente e espaçosamente.
Quarto passo: Postura do sono
Para aqueles que dormem de costas, é aconselhável procurar um colchão firme que ajude a alinhar a coluna. Por outro lado, quem dorme de barriga para baixo deve optar por um colchão mais macio, de forma a evitar dores no pescoço e nas costas. Já para quem prefere dormir de lado, a melhor escolha é um colchão com firmeza intermédia, que se adapte aos ombros e pescoço.
Quinto passo: Temperatura corporal
Caso sofra com o calor durante a noite, deve optar por um colchão mais respirável, como por exemplo, um colchão de molas ensacadas, pois estes promovem a circulação de ar, ajudam na regulação da temperatura. Se, por outro lado, for uma pessoa que sofre com o frio durante a noite, deve optar antes por um colchão de espuma.
Sexto passo: Avaliar preços
Por último, o passo que deve tomar, é avaliar preços, temos colchões de gama mais premium e outros de gama mais económica, para que o preço não seja um entrave para o seu conforto.
Aspetos importantes a considerar antes de comprar um colchão:
- Estrado: este é fundamental para que o seu colchão dure mais tempo nas melhores condições.
- Base de cama: as bases são extremamente importantes, pois são elas que vão dar suporte adequado ao colchão
Em suma, ao seguir estes passos e considerações adicionais, poderá escolher o colchão ideal que proporcionará uma ótima noite de sono, mais energia e bem-estar.
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.