Prós e contras de dormir acompanhado
Fevereiro 14, 2024
Dormir acompanhado pode ser positivo para algumas pessoas e para outras pode ser negativo, tendo em conta diversos aspetos: preferências pessoais, tipo de relacionamento com o seu parceiro e quais os hábitos de sono. Neste artigo falaremos sobre os pós e contras de dormir acompanhado, primeiramente vamos enumerar 5 vantagens e em seguida vamos enumerar 3 desvantagens.
Prós e contras de dormir acompanhado
5 vantagens de dormir acompanhado
- Conforto emocional
Para aqueles que gostam de dormir acompanhados, podem sentir uma espécie de conforto emocional, ou seja, podem sentirem-se relaxados e tranquilos na presença dessa pessoa.
- Intimidade
Compartilhar a cama com o(a) parceiro(a) durante o sono pode promover a intimidade do casal, e também outros aspetos, como por exemplo: comunicação, partilha de momentos e vínculo emocional. Deste modo, fortalece assim a conexão física e emocional do casal.
- Redução do stress
Dormir acompanhado pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, promovendo assim um sono mais reparador.
- Maior facilidade para adormecer
O facto de ter a pessoa que ama ao seu lado, pode facilitar o processo de adormecimento, especialmente se essa pessoa lhe transmite segurança.
- Compartilhamento de rotinas
Dormir acompanhado pode facilitar a sincronização de rotinas, criar hábitos de sono em comum e por conseguinte melhor a rotina entre casal.
3 desvantagens de dormir acompanhado
- Distúrbios do sono
Algumas pessoas podem sofrer de perturbações de sono, como por exemplo, insónias, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e afetar o sono dos parceiros, por causa do ruído ou dos movimentos durante o sono. Neste sentido, para algumas pessoas dormir acompanhado significa um decréscimo da qualidade de sono.
- Diferença do sono
É comum haver padrões de sono diferentes, uma vez, que somos todos diferentes. Algumas pessoas podem ser mais notívagas e outras matutinas, e isso acaba por influenciar os horários de sono, e interferir na qualidade do sono de ambos.
- Diminuição do espaço
Partilhar a cama pode resultar numa sensação de falta de espaço, especialmente se for uma pessoa que goste de dormir com muito espaço.
Em suma, após analisar todas as vantagens e desvantagens, a decisão é do casal se quer partilhar a cama ou não, tendo em conta as necessidades individuais, conforto pessoal e dinâmica do relacionamento. Caso as desvantagens prevaleçam na sua tomada de decisão, não se aflija, atualmente, já é comum o divórcio do sono, que significa isso mesmo, uma separação na hora de dormir.
Outros artigos relacionados:
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.