Categories: Sono e Idade

Jet lag Social: Impacto na saúde

Maio 22, 2024

O Jet lag social afeta a saúde e o bem-estar de muitas pessoas na sociedade moderna

Atualmente, o ritmo acelerado da vida moderna obriga-nos muitas vezes a sacrificar o sono em prol de outras prioridades. Contudo, é importante reconhecer os efeitos prejudiciais do jet lag social e, consequentemente, tomar medidas para proteger a saúde e o bem-estar.

Ao priorizar o sono e adotar estratégias para promover uma rotina de sono saudável, podemos mitigar os efeitos negativos do jet lag social. Além disso, podemos melhorar significativamente a qualidade de vida a longo prazo.

Jet lag Social: Impacto na saúde

O jet lag social pode ter uma série de impactos contrários na saúde física, mental e emocional. A privação crónica de sono está associada a uma variedade de problemas de saúde, tais como: o aumento do risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e o comprometimento do sistema imunológico. Além disso, a falta de sono adequado pode afetar negativamente a função cognitiva, a memória, o humor e a tomada de decisões.

Relativamente à saúde mental, o jet lag social contribui para o desenvolvimento de distúrbios de humor, como por exemplo, depressão e ansiedade. A falta de sono de qualidade pode exacerbar sintomas de condições pré-existentes e dificultar a capacidade de gerar o stress e as emoções.

Impacto na Qualidade de Vida

O jet lag social pode ainda prejudicar significativamente a qualidade de vida. Sintomas como a fadiga persistente, irritabilidade e a falta de concentração, resultantes da falta de sono, podem interferir no desempenho do trabalho e nas relações interpessoais. Ademais, a incapacidade de manter um horário de sono regular pode levar a uma sensação de desequilíbrio e falta de controlo sobre a própria vida.

Quando acontece o jet lag social?

Este fenómeno acontece quando existem grandes diferenças entre o horário do sono durante os dias de descanso e os dias de trabalho. Por outras palavras, é uma experiência idêntica àquela que ocorre quando se viaja para lugares com fusos horários bastante diferentes. Como resultado, o corpo fica desregulado relativamente ao horário de dormir e comer.

Um estudo recente, publicado no jornal científico Sleep, revelou que este desajuste de horário pode causar fadiga crónica, humor irritável e pode mesmo aumentar o risco de doenças cardíacas – cerca de 11%.

Um outro estudo de 2015, analisou cerca de 800 trabalhadores que apresentaram padrões de sono diferentes nos dias de trabalho em comparação ao fim de semana. Os resultados indicaram uma correlação entre o jet lag social e problemas de obesidade e diabetes tipo 2.

Em suma,  o jet lag social é a diferença de sono entre os dias de trabalho regular e o final de semana e feriados, quando muita gente tenta “recuperar” o sono perdido.

Outros artigos relacionados:

Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.

Quer dormir confortável?

Junte-se a nós e subscreva abaixo a nossa Newsletter ou comece por criar uma conta para saber todas as novidades sobre o sono.

Subscreva a nossa newsletter

Ao subscrever concorda com os Termos e Condições e Política de Privacidade da Colchões & Companhia. Também concorda em receber emails de publicidade com as nossas novidades e promoções. Poderá anular a subscrição em qualquer altura.