Irmãos podem partilhar o mesmo quarto?
Maio 29, 2023
Este é um tema que tem sido alvo de opiniões muito distintas por pediatras e pais. Uns defendem que quarto partilhado por irmãos é algo positivo e outros defendem o contrário, não há teorias certas nem erradas.
Frisámos que cada criança é diferente, o que pode resultar para uma pode não resultar para a outra, o importante é que ambos os irmãos se sintam confortáveis com a partilha de quarto e que esta decisão não interfira com a qualidade do sono .
Analise connosco os pós e contra dos irmãos dormirem no mesmo quarto e no fim tome a sua decisão.
Vantagens de quarto partilhado entre irmãos
Uma das grandes vantagens de os irmãos dormirem no mesmo quarto é o aumento de segurança, por exemplo, um irmão mais velho consegue transmitir segurança ao irmão mais novo, pois este sabe que não está sozinho no quarto e que se precisar de alguma coisa tem o irmão ao lado; mais cumplicidade, se os irmãos tiverem idades diferentes, acabam por passar o dia separados, ao dormirem no mesmo quarto, podem colocar a conversa em dia ou lerem uma história juntos antes de adormecer, outra vantagem é estes ultrapassarem medos juntos, um dos motivos pelos quais as crianças não dormem à noite deve-se à imaginação, uma vez que as crianças têm dificuldade em distinguir a realidade da fantasia.
Irmãos no mesmo quarto pode proporcionar momentos de grande cumplicidade, proximidade e companheirismo caso os hábitos de sono estejam bem estabelecidos e ajustados à necessidade de cada um.
Desvantagens de quarto partilhado
Uma das desvantagens de os irmãos partilharem quarto é a falta de privacidade e a falta de espaço, embora as crianças só comecem a ter noção do que é a privacidade quando estão na adolescência, muitas crianças desde cedo demostram vontade de terem o próprio espaço; pode haver também uma maior dificuldade em adormecer, pois os irmãos podem estender as conversas e as brincadeiras fora de horas; possibilidade de interferência no sono um do outro, ou seja, um irmão acordar o outro, caso um destes seja mais novo é possível que isto aconteça, contudo com o passar do tempo o mais velho vai aprender a ignorar o barulho/ choro.
3 Fatores a ter em conta na hora de decidir se vai colocar os irmãos no mesmo quarto:
1. Idade
Se um dos irmãos for um adolescente de 13 anos vai precisar de uma privacidade diferente do que a de uma criança de 7 anos.
2. Escola
Caso um irmão frequente a escola e o outro ainda não, é necessário oferecer ao irmão que estuda um espaço onde este possa fazer os trabalhos de casa sem distrações, para que o seu rendimento escolar não seja prejudicado.
3. Personalidades diferentes
Se os irmãos têm gostos, rotinas e horários de dormir diferentes, pode haver uma maior probabilidade de conflitos, pois um irmão pode querer ver televisão e o outro dormir ou então um irmão pode precisar de dormir com luz de presença e o outro só conseguir dormir no escuro.
3 Dicas para que a partilha de quarto funcione:
1. Camas distintas e espaço pessoal
Cada um dos pequenos deve ter a sua própria cama e o seu móvel para arrumar os seus brinquedos e roupa.
O nosso móvel beliche vertical ou horizontal pode ser uma solução a ter em conta, pois permite que cada um dos irmãos tenha a sua cama e ainda ajuda a otimizar o espaço. Pode juntar a este beliche o nosso colchão color kids, desenvolvido a pensar no sono das crianças.
2. Pense nas necessidades específicas de cada irmão
Ao juntar os irmãos no mesmo quarto, tenha em atenção os horários, tarefas, brincadeiras e atividades de cada criança.
3. Organize e decore o quarto ao gosto de cada um
Esta é uma dica muito importante para que a partilha de quarto de irmãos resulte, pois cada um deve sentir-se confortável e aconchegado com o ambiente que o rodeia.
Veja outros artigos que podem ajudar a melhorar o sono das crianças:
Por que são importantes as sestas no sono das crianças?
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.