Porque sonhamos?
Outubro 30, 2023
Dormir bem é fundamental para o ser humano. As boas noites de sono despertam sonhos que dificilmente nos lembramos. Quando nos recordamos do que sonhamos na noite anterior, rapidamente, se despertam em nós grandes curiosidades sobre o sonho.
Tal como a água, a comida e o ar que respiramos, também o sono é essencial à vida.
Durante o sono o cérebro encontra-se ativo. Apenas uma parte do cérebro para de funcionar enquanto dormimos: o centro lógico.
O que diz a neurociência e a psicanálise sobre os sonhos?
A primeira curiosidade sobre o sonho relata como há diferentes formas de interpretar um sonho.
O sonho é um assunto discutível e existem diferentes opiniões sobre este assunto. Tendo em conta uma perspetiva de neurociência e psicanálise, os sonhos são bastantes complexos.
A neurociência é o campo de estudo que analisa as particularidades fisiológicas do sistema nervoso, esse é uma área científica que envolve ramos como a anatomia, neurologia, neurobiologia, fisiologia, psicologia, psiquiatria e, mais recentemente, criação de métodos computacionais e de neuroimagem.
Já psicanálise é uma terapia que observa aspetos não tão evidentes e comuns ao funcionamento humano. É uma ciência que estuda a mente humana e as suas emoções. De acordo com a teoria de Freud sobre a psicanálise, todos possuem pensamentos, sentimentos, desejos e memórias inconscientes. O psicanalista é capaz de aceder ao local onde estão a ser armazenadas e, assim, abordar métodos para erradicar o sofrimento emocional.
De acordo com o pensamento dos neurocientistas, os nossos sonhos têm objetivos funcionais e racionais para o cérebro. Enquanto isso, os psicanalistas defendem que os sonhos têm uma visão mais emocional, visto que, muitas vezes, os sonhos expressam os nossos medos, angústias, dor, ambição e desejos mais profundos e ocultos.
Contudo, até hoje ainda não se chegou a nenhuma conclusão, pois não existe um consenso de certo ou errado.
O que é o sono REM?
Primeiramente, é necessário saber que o nosso cérebro desempenha uma função indispensável durante o sono, neste caso, descartar e selecionar as memórias. Podemos dar um exemplo que prova isso: ter uma boa noite de sono após estudar faz com que nos lembremos melhor da matéria abordada ao invés de termos passado a noite toda a estudar.
Independentemente da idade, todos nós sonhamos e a grande maioria dos sonhos acontecem durante a fase de sono REM. O sono REM refere-se a um sono profundo, é caracterizado por movimentos oculares rápidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa e batimentos cardíacos mais acelerados.
Para conseguir atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes da hora de ir dormir, como evitar o uso de telemóvel, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina (hormona produzida para regular o sono).
Durante o sono REM ocorre relaxamento muscular, algo que é fundamental para nos proteger, pois evita que tenhamos comportamentos motores enquanto dormimos e sonhamos.
Os bebés também sonham?
Assim como os adultos, os bebés dependem de um sono de qualidade para crescerem de forma saudável e se desenvolverem. O sono dos bebés, também se divide em 2 fases: NREM e REM. Curiosamente, comparando com um adulto, os bebés têm um sono muito mais leve! O sono REM, que é fácil de despertar, são em maior proporção.
No ciclo REM, a respiração do bebé pode acelerar, as pálpebras tendem a vibrar e pode acordar e lembrar-se do sonho que acabou de ter. Num adulto, a fase REM pode durar até uma hora, ao contrário dos recém-nascidos que chega a metade do tempo nessa fase.
Com isto, é possível concluir que sonhar é uma demonstração de ter uma boa noite de sono.
O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.
-Sigmund Freud
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.