Como é o sono no outono?
Setembro 28, 2023
Como é o sono no outono? Mais sono ou menos sono?
Segundo um estudo realizado em Harvard, concluiu-se que o outono é a melhor estação para se dormir. Nesta estação, não há aquele calor do verão nem o frio extremo do inverno, ou seja, o outono possui um clima ameno.
Para além do clima ameno, há também uma menor exposição à luz solar, dado que os dias se tornam mais curtos.
Em suma, todos estes fatores, favorecem a produção e libertação de melatonina.
A melatonina, é uma hormona produzida pelo organismo, precisamente na glândula pineal, que fica no cérebro. Esta hormona, conhecida como a hormona do sono, é libertada no início da noite, contudo, o seu pico de maior produção é algumas horas antes de anoitecer.
Em suma, se há uma menor exposição à luz solar e se os dias se tornam mais curtos, é normal que sinta mais cansaço e sono mais cedo.
Que mudanças ocorrem no nosso corpo no outono?
O nosso corpo sofre algumas alterações com a mudança da estação do ano, algumas são mais notórias que outras.
Algumas das alterações que acontecem no corpo no outono são: maior sonolência, devido às condições atmosféricas; queda de cabelo, dado que, o crescimento dos fios de cabelo está associado à luminosidade. Neste sentido, com a chegada do outono e com a consequente diminuição da luz solar, há uma maior quantidade de fios que passa pela queda. Por fim, outra alteração que acontece no organismo é o aumento dos níveis de leptina, o que consiste numa vontade maior de comer.
3 Sugestões para aproveitar o outono ao máximo
- Aproveite os dias de luz
O outono ainda tem alguns dias de sol, por isso, aproveite a luz solar e aumente a sua vitamina D.
O sol é uma das principais fontes de vitamina D, essencial para o bem-estar, para fortalecer a imunidade e fortalece os ossos e dentes.
- Passe tempo ao ar livre
O clima ameno do outono é perfeito para fazer umas caminhadas ao ar livre.
- Desfrute dos alimentos da época
Os dias mais frescos e a queda das folhas pede alimentos da época.
O outono é tempo das uvas brancas ou roxas, das castanhas cozidas ou assadas, da compota de abóbora, das tangerinas, romãs a acompanhar um iogurte. Nesta estação também não pode faltar a marmelada da avó ou da mãe, a maça cozida com canela e a pêra assada ou bêbeda.
Agora que já sabe como é o sono no outono, as mudanças que ocorrem no nosso corpo nesta estação e ainda sugestões para aproveitar a estação, está na hora de dar às boas-vindas ao outono e viver dias e noites de muita tranquilidade.
Outros artigos relacionados:
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.