Atividades físicas em casa para idosos
Outubro 14, 2021
As atividades físicas em casa para idosos são uma grande dúvida. Afinal, ficar parado não é bom para ninguém, ainda mais para os idosos. Porém, agora com o inverno à porta, como podemos exercitar os nossos pais ou avós, em casa?
Os idosos, especificamente, precisam de ter mais cuidados ao fazerem exercício, para evitar ficarem magoados ou contraírem lesões. Os melhores exercícios físicos em casa para idosos são de alongamento, fortalecimento muscular, aeróbios e respiratórios.
Todos sabemos que fazer exercício não ajuda somente o corpo, mas também a mente. Por isso, selecionámos algumas atividades físicas em casa para idosos que são simples de fazer e que não possuem impacto. Lembre-se sempre de procurar a orientação de um médico ou especialista para saber o que pode ou não fazer.
9 Exercícios físicos para os idosos fazerem em casa
- Sente-se numa cadeira, depois cruze uma perna sobre a outra apoiando o lado do pé na coxa. Incline-se levemente para frente. Faça com as duas pernas.
- Se não tiver dores no ombro, pode alongar ao levar os braços para atrás da cabeça e encostar a ponta dos dedos.
- Sentado, use uma almofada entre os joelhos e aperte por 10 segundos.
- Sentado, aperte uma almofada com os braços a 90° e cotovelos colados ao corpo.
- Depois, também pode usar o encosto da cadeira como apoio. Fique em pé atrás da cadeira e utilize-a para se equilibrar enquanto dobra os joelhos, agachando-se lentamente. É importante que fique com a coluna e a cervical retas.
- Deite-se de barriga para cima e segure num bastão, pode ser a vassoura. Deixe as mãos mais afastadas enquanto segura e desce o bastão até ao peito. Depois, é só esticar os cotovelos e repetir.
- Se tiver algum degrau, ou talvez uma escada em casa, pode subir um degrau com um pé de cada vez e depois descer um de cada vez.
- Se tiver uma bolinha, pode colocar na sola do pé e deslizar para frente e para trás. Este movimento também ajuda a relaxar a planta do pé.
- Para melhorar a respiração e fortalecer os pulmões faça o seguinte: sente-se ou deite-se e inspire profundamente pelo nariz por 4 segundos, segure por 2 e solte o ar pela boca durante 6 segundos.
Além destes exercícios simples, também é aconselhável outras atividades físicas como caminhar, mesmo que seja dentro de casa, ou pedalar na bicicleta, caso a tenha. E que tal dançar um pouco? Ponha uma música que goste e arrisque alguns passos.
Os exercícios respiratórios, além de oxigenarem melhor o corpo, também podem ser grandes aliados para diminuir o stress e a ansiedade.
Qual é a melhor atividade física para idosos?
A melhor atividade física é aquela em que o idoso se sente confortável e não apresenta dores. Além disso, é importante que se procure uma orientação médica, mesmo que seja online ou a distância.
O médico, ou até mesmo um fisioterapeuta, pode indicar os melhores exercícios para problemas específicos que a pessoa tenha, como para dores nos joelhos, problemas no quadril, etc.
Mas, as melhores atividades físicas em casa para idosos, e que praticamente todos podem fazer, são alongamentos, exercícios respiratórios e aeróbios.
Quando voltar o bom tempo, é indicado que essas atividades físicas realizadas em casa sejam complementadas com outras, como pilates, ioga, natação, dança, hidroginástica, caminhada ao ar livre, etc.
Quais os benefícios das atividades físicas para idosos?
Os exercícios físicos ajudam a fortalecer o corpo, como ossos, tendões e músculos. As atividades físicas também libertam hormonas, especialmente a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e alívio de dores.
Além de ser bom para o corpo, a realização de atividades físicas é boa para a mente do idoso. Porque ocupa a cabeça. E se for feito em família…ainda melhor!
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.