6 Sinais de que está na hora de mudar de colchão
Maio 16, 2025
Um colchão de qualidade é fundamental para garantir noites reparadoras, manter uma boa postura e proteger a saúde ao longo do tempo. No entanto, com o uso diário, os colchões sofrem desgaste natural. Reconhecer os 6 sinais de que está na hora de mudar de colchão evita problemas como, por exemplo, insónias, dores crónicas e até agravamento de alergias.
6 Sinais de que está na hora de mudar de colchão
1. Acorda com dores no corpo
Primeiramente, se começa o dia com dores nas costas, rigidez no pescoço ou desconforto geral, o colchão pode estar a falhar no suporte. Um dos 6 sinais de que está na hora de mudar de colchão é precisamente o desconforto matinal, que pode ser causado por afundamentos, perda de firmeza ou deformações internas. Um colchão novo ajuda a manter a coluna alinhada e, consequentemente, reduz os pontos de pressão.
2. Desníveis, afundamentos ou ruídos
Note se o colchão apresenta áreas afundadas, encurvadas ou se faz ruídos ao movimentar-se. Estes são sinais de desgaste estrutural. Os desníveis afetam o alinhamento do corpo e, por conseguinte, provocam má postura durante o sono. Também é frequente ouvir estalidos ou rangidos em colchões de molas antigas, o que interfere no descanso contínuo.
3. Tem vários anos de uso
Independentemente da marca ou qualidade, todos os colchões têm um prazo de validade. Se o seu colchão já tem vários anos de uso, está provavelmente a perder eficácia, mesmo que visualmente pareça em bom estado.
4. Sono agitado ou insónia sem explicação
Dormir mal sem causa aparente pode ser um alerta importante. Se tem dificuldade em adormecer, acorda frequentemente durante a noite ou sente que não descansa, mesmo dormindo várias horas, o colchão pode estar a contribuir para isso. Um colchão desconfortável ou gasto prejudica as fases profundas do sono. Além disso, afeta a sua qualidade de vida.
5. Aumento de alergias e problemas respiratórios
Com o tempo, os colchões acumulam ácaros, bactérias, humidade e partículas de pó, mesmo com limpeza frequente. Se notou agravamento de sintomas como, por exemplo, espirros, nariz entupido, asma ou comichão nos olhos ao acordar, é possível que o colchão esteja a contribuir para esse desconforto. Este é um dos 6 sinais de que está na hora de mudar de colchão mais importantes para quem sofre de alergias.
6. Mudanças na sua vida (peso, gravidez, saúde)
Nem sempre o problema é apenas o desgaste. Às vezes, o colchão deixa de ser adequado porque o seu corpo mudou. Gravidez, ganho ou perda de peso significativa, problemas de coluna ou lesões podem exigir um colchão com características diferentes. Se não se sente confortável como antes, mesmo com um colchão recente, pode ser um dos 6 sinais de que está na hora de mudar de colchão, adaptando-o às suas novas necessidades.
Trocar de colchão não é uma decisão que deva ser adiada. A sua saúde, produtividade e bem-estar diário estão diretamente ligados à qualidade do seu sono. Identificar os sinais é o primeiro passo para investir no seu descanso.
Em suma, se sente desconforto, acorda cansado, ou já não dorme como antes, não ignore os alertas. Um novo colchão pode fazer toda a diferença — e o seu corpo vai agradecer.
Outros artigos relacionados:
Gostou do nosso artigo? Partilhe-o.